domingo, 10 de julho de 2011

Sorologias

Quando comecei a fazer alguns exames pesquisando a causa dos meus abortos de repetição me deparei com algumas dúvidas, dentre elas de como entender os exames de sorologia, que também são pedidos durante o pré-natal. Dentre os exames de sorologia solicitados estão o de Toxoplasmose, Citomegalovírus, Rubéola, Varicela, dentre outros, identificamos ele com as palavras ''anticorpos, IgG e IgM''.

O exame da sorologia tem por objetivo dosar dois tipos de moléculas: a IgM e a IgG. A IgM é a molécula que é formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato dele com a doença. É através dessa molécula, formada perfeitamente para aquela determinada doença, que o corpo organiza o ataque inicial para combater essa determinada infecção. Essa molécula tem como característica ter uma vida
curta, assim não durando muito tempo no corpo.


A IgG é uma molécula que demora mais tempo para ser formada, e ela é responsável pelo impedimento da re-infecção por aquela determinada doença. Ela funciona como soldados especializados no reconhecimento e combate daquela doença específica, desta forma impedindo que ele cause uma nova infecção, caso entre em contato como corpo num outro momento.


Existem muitas doenças cujo diagnóstico não é feito pela pesquisa da doença em si, mas pela pesquisa da presença ou ausência das células que o corpo produz responsáveis pelo combate dessa doença. Esse exame é chamado de sorologia.
Para entender o resultado destes exames, podemos analisá-lo conforme abaixo:

IgM negativo (não reagente) e IgG positivo (reagente): imune: você já entrou em contato com essa doença, e já criou defesa contra ela. Portanto, você não tem mais que se preocupar com esse problema.

IgM positivo (reagente) e IgG negativo (não reagente): infecção aguda: você está com uma infecção por essa doença, ou seja, você está entrando em contato com ele pela primeira vez. Converse com seu obstetra sobre quais medidas devem ser tomadas.

IgM e IgG positivos (reagente): indeterminado: não é possível saber há quanto tempo você entrou em contato com essa doença pela primeira vez. Pode ser há pouco tempo, ou há muito tempo. Converse com seu obstetra sobre quais medidas devem ser tomadas.

IgM e IgG negativos (não reagente): susceptível: você nunca entrou em contato com essa doença. Portanto, deve se prevenir para que esse contato não ocorra pela primeira vez durante a gravidez.

Quando a gente está grvávida fica desesperada quando aparece um positivo ou reagente em algum exame, pois eu também já me desesperei com estes, e na verdade às vezes o resultado não é tão ruim quanto a gente pensa. Espero tê-las ajudado a se acalmar, e lembrem-se, este artigo é só para termos uma idéia do
significado dos exames, não há nada que substitua o diagnóstico e avaliação médica!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário